TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

segunda-feira, 16 de julho de 2012


Petrobras assegura investimentos em refinarias no Nordeste


A presidente da Petrobras, Graça Foster, afirmou que não vai abandonar as obras das refinarias Premim I e Premium II na região nordeste do Brasil. Os dois projetos foram considerados por Graça Foster como fundamentais para atender à demanda de combustíveis do país, estimada em 3,4 milhões de barris por dia até 2020.
A presidente da estatal, Graça Foster, garantiu que a refinaria Premium II continua nos planos da petroleira. Demanda de combustíveis no país foi estimada em 3,4 milhões de barris por dia
Nesta semana, Graça Foster se reuniu com a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e com o governador do Ceará, Cid Gomes, para garantir a continuidade dos investimentos na construção das refinarias. No encontro, a presidente da estatal confirmou que o projeto da refinaria Premium II, do Ceará, ainda está em fase de avaliação para se encaixar aos parâmetros internacionais de preço, prazo e utilização de tecnologia padronizada. Já na construção da refinaria Premium I, do Maranhão, Graça Foster informou que já foram contemplados os recursos necessários para a fase de implantação deste projeto.
A construção das refinarias está atrelada ao Plano de Negócios 2012/16 da estatal. Segundo a presidente da Companhia, “nenhuma refinaria será implantada até que tenhamos confiança de atingir menor investimento em bens de capital e retorno adequado (o que a empresa chama de alinhamento às métricas internacionais)".
De acordo com as informações, na fase 1 (em avaliação) estão as refinarias Premium I, Premium II e Comperj/2º Trem. Segundo o gerente executivo de refino da Petrobras, José Carlos Cosenza, as refinarias não serão concluídas antes de 2017. “As refinarias estão no plano de negócios compatíveis com a fase em que estão, mas nós necessitamos determinar prazos, custos, rentabilidade e métricas internacionais”, destacou Cosenza.
Para Graça Foster, o importante é avançar nos projetos e determinar os cronogramas. “Vamos fazer sim porque nós precisamos sim destas refinarias. Todas as quatro. Nenhum projeto foi retirado. Quando falamos que estamos reavaliando podemos dizer que estamos fazendo um trabalho para determinar objetivamente o cronograma e quanto será preciso para o projeto”, afirmou a presidente da Petrobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário