TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

segunda-feira, 16 de julho de 2012


Produção de petróleo diminui, mas pré-sal cresce


A produção nacional de petróleo registrou nos cinco primeiros meses deste ano 321,9 milhões de barris. A quantidade está 2,5% menor em comparação ao mesmo período de 2011. Em maio deste ano, a produção foi de 2,048 milhões de barris por dia, apresentando uma redução de 1,2%, em relação ao mesmo mês do ano passado. Em comparação com abril de 2012, houve um acréscimo de 1,3%.  Os dados foram divulgados em nota oficial pela Agência Nacional do Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (ANP).
Segundo a ANP, houve em maio uma redução de 1,2% na produção em relação ao mesmo período do ano passado
Mesmo com o desapontamento da redução da produção esperada pela camada pré-sal, houve um crescimento de 4,8% em relação ao mês passado, chegando a 171,3 mil barris por dia de óleo equivalente (171,3 Mboe/d), e 4,6 MMm³ de gás natural.
A produção de gás, estipulada em 68 milhões de metros cúbicos por dia em maio deste ano, aumentou 2,6% na comparação com o mesmo mês de 2011 e de 4,7%, em relação a abril deste ano.  Os campos marítimos foram responsáveis por 91,1% da produção de petróleo e 75,4% da produção de gás natural. O campo de Marlim Sul foi o maior produtor de petróleo e gás natural, com vazão média de 341,1 mil barris de óleo equivalente por dia (341,1 Mboe/d).
Produção da Petrobras
Na semana passada, a Petrobras informou que a produção de petróleo no Brasil registrou 1,989 milhão de barris por dia (boed) em maio, tendo um aumento de 1,4% em relação ao mês de abril.
Em nota enviada à imprensa, a estatal relatou que o crescimento ocorreu, principalmente, devido “ao retorno da operação das plataformas que estavam em manutenção no mês de abril e também da entrada de mais um poço produtor ao FPSO Cidade de Angra dos Reis, no Campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos”.
A estatal também divulgou que houve um volume de 1,9 % em maio, maior do que o produzido em abril, apresentando 2,601 milhões boed. Esses valores foram apresentados levando em conta a produção de petróleo e gás de maio no Brasil e no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário