TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

sábado, 25 de agosto de 2012


Entrevista com Aléa Steinle, diretora da Wilson Sons

Diretora Organizacional explica como empresas e funcionários podem crescer juntos.
A 5X Petróleo desta semana é com a Diretora de Desenvolvimento Organizacional da Wilson Sons, Aléa Steinle, que aborda a importância de um planejamento estratégico bem executado para o desenvolvimento das empresas e seus funcionários.
1X) NN - O mercado de óleo e gás lida com mudanças de cargos devido à falta de mão de obra qualificada. De que forma o Desenvolvimento Organizacional pode contribuir para o sucesso tanto da empresa como do funcionário?
Aléa Steinle - Primeiro é preciso investir fortemente na capacitação de pessoas.  As empresas devem focar na formação de colaboradores in house com programas que possam suportar as mudanças de cargos de pessoas ainda imaturas, porém com potencial identificado para ocupar novas posições. Em segundo lugar, mas não menos importante, é a criação da figura do mentoring, que será o responsável pelo acompanhamento dos recém-promovidos até que eles possam caminhar sozinhos. Trata-se de uma transferência de conhecimento e vivência, que vai possibilitar o crescimento profissional dos talentos burilados dentro da companhia.
2X) NN -  Como as empresas devem montar um plano de carreira para os profissionais que ainda estão em busca da consolidação no mercado de trabalho?
Aléa Steinle - O Plano de Carreira, que leva em conta unicamente o tempo que o profissional está na empresa, não cabe mais nas organizações modernas.  Hoje eu falaria em Trilha de Carreira, ou seja, um programa com objetivos claros de orientação dos mais jovens para amadurecimento de talentos. Os gestores precisam entender as vocações e as necessidades dos colaboradores e orientá-los para que possam alcançar os objetivos. O crescimento é construído a partir da parceria do colaborador com o líder, que é o corresponsável por esse processo. O Trilhar de Carreira promove o desenvolvimento profissional a partir da meritocracia e não unicamente do tempo de dedicação do colaborador.
3X) NN - Quais são os primeiros passos para implementar um programa de engajamento e retenção de profissionais na indústria de óleo e gás?
Aléa Steinle - O fundamental garantir o alinhamento entre o propósito da companhia e de seus profissionais, assim a primeira escolha do colaborador é a empresa na qual ele trabalha. Na verdade, podemos dizer que existe um engajamento efetivo quando o indivíduo olha para o mercado e diz: “eu quero estar aqui”. Mas como se consegue isso? É preciso saber quais são os propósitos das pessoas e como esses propósitos podem ter aderência com os da empresa. Por exemplo, o projeto Conversa de Carreiras, da Wilson Sons, é uma ferramenta usada para identificar os anseios dos nossos colaboradores, que possam ser atendidos pela companhia. Não adianta, por exemplo, oferecer um MBA em Harvard para uma profissional que acabou de ter filhos. Para ela, uma rotina de trabalho com horário flexível é um benefício muito mais atrativo. Se a empresa não conhece seus colaboradores, ela não consegue alinhar objetivos e, consequentemente, engajar pessoas.
4X) NN - Devido à falta de mão de obra qualificada muitos profissionais do setor petrolífero são almejados por outras empresas. Como realizar um programa de engajamento que mantenha o profissional dentro da empresa sem aumentar a remuneração?
Aléa Steinle - Retenção de talentos não passa só por remuneração, que também é uma forma de valorização profissional, mas certamente não é a única. É fundamental que empresa tenha programas de reconhecimento construído de forma personalizada para necessidades e expectativas de seus profissionais. Quando a empresa desenvolve programas de reconhecimento das necessidades dos profissionais de forma personalizada, ela é capaz atender às expectativas dos colaboradores.
5X) NN - Quais são os principais fatores para a realização eficiente de uma estrutura organizacional na indústria de óleo e gás?
Aléa Steinle - Entender os desafios da indústria é o primeiro passo. Também é fundamental alinhar a estrutura organizacional ao Plano Estratégico da empresa, pois a companhia precisa ter clareza dos planos futuros para entender qual é o perfil de colaboradores que ela precisa para cada cadeira, cada posição e cada desafio.

*O Grupo Wilson Sons conta com uma rede nacional e presta uma gama de serviços para as empresas que operam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica. Suas principias atividades são: Portuário & logístico e Marítimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário