TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

sábado, 25 de agosto de 2012


Petrobras finaliza perfuração na Bacia de Sergipe-Alagoas

Poço Barra 1 está a aproximadamente 100 km de Aracaju (SE)

A Petrobras terminou a perfuração do primeiro poço de extensão na área do plano de avaliação da descoberta de Barra, em águas profundas na Bacia de Sergipe-Alagoas. Conhecido informalmente como Barra 1, o poço 3-  SES – 165 está a aproximadamente 100 km do município de Aracaju, na costa do Estado de Sergipe, em lâmina d’água de 2.433 m e a cerca de 10 km à sudeste do poço pioneiro 1-SES-158.
Segundo nota enviada à imprensa, a perfuração do poço Barra 1 teve como objetivos verificar a extensão, para Sudeste, da acumulação de gás descoberta pelo poço pioneiro, em arenitos da seção superior da Formação Calumbi, e de investigar a continuidade, nesta mesma direção, dos reservatórios da seção inferior, que encontraram  petróleo no poço 1-SES-158.
Os objetivos foram alcançados resultando na delimitação da acumulação de Barra, conforme previsto pela estatal. A constatação de continuidade Sudeste dos reservatórios com óleo da seção inferior também foi detectada pela Petrobras. Tais reservatórios se distribuem no intervalo de 5.460 a 5.500 metros, onde ocorrem saturados com petróleo leve de 38 graus API.
A Petrobras é operadora da concessão BM-SEAL-11 (60%) em parceria com a IBV Brasil (40%). O consórcio dará continuidade às operações na área para confirmar a extensão da nova descoberta e caracterizar as condições dos reservatórios encontrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário