TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


Preciso de um estágio! E agora?

Saiba as dicas para conquistar uma vaga e destacar-se no setor de O&G
NNpetro - Adriano Nascimento - 
A busca para suprir a falta de mão de obra qualificada no setor de petróleo de gás está direcionando, principalmente os estudantes, a escolherem uma profissão ligada ao segmento. Entretanto, na hora de procurar um estágio muitos universitários cometem alguns equívocos que podem lhe custar à desclassificação num processo seletivo.
Em entrevista ao NNpetro, a  especialista em recrutamento e seleção da Fundação Mudes, Cintia Monteiro, alerta que o programa de estágio está sendo visto pelos estudantes de uma forma inadequada. “O principal equívoco é buscar valores financeiros ao invés de buscar aprendizado. No programa de estágio se busca aprendizado, conhecimento e prática”, afirma.
De acordo com a profissional, é importante estar bem informado e atento ao setor de petróleo e gás, analisando suas tendências e mudanças; demonstrar interesse na empresa; pontualidade; postura adequada no ambiente de trabalho e iniciativa são primordiais para o estudante se destacar durante o período de estágio.
Segundo Monteiro, as empresas ligadas ao setor de petróleo e gás procuram estudantes que buscam aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos em sua área de formação, bons conhecimentos de inglês, domínio do pacote Office e dependendo das atividades desenvolvidas, desenvoltura nos programas Autocad ou SolidWorks.
Cursos associados ao setor de O&G
Engana-se quem pensa que somente os estudantes de engenharia de petróleo e gás serão absorvidos pela indústria petrolífera. Além dos diversos cursos técnicos disponibilizados em centros de qualificação profissional, os universitários de outras áreas da Engenharia também são requisitados pelas companhias do setor.
“Há uma demanda grande por estagiários da área de Engenharia, principalmente de habilitações como Produção, Química e Mecânica. Mas, as empresas também oferecem oportunidades para Geologia, Química e Administração”, declarou Cintia Monteiro, da Fundação Mudes, localizada no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário