TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

sexta-feira, 29 de março de 2013


Centro de Engenharia de Poços da Petrobras irá gerar novas tecnologias para o pré-sal

Coordenador do parque tecnológico, Carlos Alberto Passos detalha o planejamento da instalação do centro de pesquisa
NNpetro - Adriano Nascimento - 
A 5X Petróleo desta semana é com o Coordenador do Parque Tecnológico do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), Carlos Alberto Passos, que aborda a integração dos estudantes com o novo Centro de Tecnologias de Engenharia de Poços (CTEP) da Petrobras, as perspectivas da unidade de ensino com a implantação do empreendimento, dos benefícios trazidos à cidade de Campinas (SP), entre outros.
Em entrevista ao NNpetro, Passos diz que o Centro de Tecnologias de Engenharia de Poços  terá investimento inicial de R$ 5 milhões para a instalação da infraestrutura básica e laboratório para o centro de pesquisa, além de confirmar  que o início das obras será no segundo semestre deste ano.


1X) NNpetro - A Petrobras irá instalar um Centro de Tecnologias e Engenharias de Poço (CTEP) no Parque Tecnológico CTI-Tec do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI). Qual são as perspectivas para a implantação desse novo centro de pesquisa?
Carlos Alberto Passos - O convênio assinado entre o CTI e o CENPES/Petrobras possibilitará que o CTI-Tec disponha de uma infraestrutura voltada para a capacitação de pesquisadores e o desenvolvimento de projetos de P&D para os setores de energia, petróleo e gás no âmbito da Rede Temática de Poços da Petrobras.  Com os novos desafios gerados pela exploração do Pré-Sal será necessário o desenvolvimento de pesquisas que permitam a geração de novas tecnologias que possibilitem explorar todo o potencial existente no Pré-Sal.
2X) De que forma o CTI vai buscar integrar/fomentar a captação de alunos para o novo Centro de Tecnologia e Engenharias de Poço, da Petrobras?
O CTI tem uma longa tradição em capacitar pessoas para que possam atuar em projetos de interesse da instituição e do País. O CTI tem oferecido oportunidades de estágio na área de tecnologia para alunos de escolas técnicas e universitários em nível de graduação e pós-graduação, muitos deles ofertando bolsas oriundas de vários programas existentes no âmbito dos governos estadual e federal.
Com o CTEP não será diferente e o CTI deverá oferecer, em conjunto com empresas do setor de petróleo, e, em especial, a Petrobras, a oportunidade de capacitar estudantes originários de escolas técnicas e universidades da região.
3X) Qual é o investimento estimado para a conclusão do empreendimento? Qual é o prazo de entrega do novo centro de tecnologia?
O investimento inicial será de cerca de cinco milhões de reais para a implantação da infraestrutura básica, com a construção de um primeiro prédio de 1.500 m2 e a implantação de pelo menos um dos laboratórios previstos para o centro. Projetos complementares de P&D deverão ser contratados para que seja possível equipar os demais laboratórios previstos no convênio e a realização de pesquisas que possam atender as demandas do setor por novas tecnologias.
A iniciativa está na fase de elaboração do projeto executivo e as ações para viabilizar o início das obras serão efetivadas no segundo semestre de 2013. Alguns projetos que serão os nucleadores das atividades do CTEP já estão em curso, por meio de convênios e contratos com o CENPES/Petrobras.
4X) Quais são os principais benefícios para a cidade de Campinas com a chegada do novo empreendimento?
O CTEP irá agregar a Campinas e região um conjunto de competências que permitirá que a sociedade, de um modo geral, se beneficie dos ganhos econômicos das descobertas de reservas de petróleo no Pré-Sal. A viabilização da exploração do petróleo, por meio do uso de novas tecnologias, trará ganhos no que concerne à geração de emprego e renda para a população da região de Campinas. Com o CTEP e as demais iniciativas em andamento na região de Campinas, a região se consolidará, ainda mais, como um importante polo gerador de tecnologia para os setores de energia, petróleo e gás.
5X) Como está o processo de captação de novas empresas para investirem no CTI-Tec?
O CTI-Tec está investindo na construção de um novo prédio, com recursos da Finep, para abrigar empresas que serão selecionadas por meio de editais. Mesmo sem um grande esforço de divulgação, existem diversas empresas que nos procuram querendo saber como será o processo de seleção.
Essas empresas ficam sabendo da iniciativa por meio da divulgação que é feita pela participação de pesquisadores do CTI em eventos, de visitas que o CTI recebe frequentemente, ações de divulgação das atividades do CTI na mídia e da divulgação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo por meio do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos – SPTec, do qual o CTI-Tec faz parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário