TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Engenharia Ambiental      

Engenharia Ambiental
” A engenharia ambiental é um ramo da engenharia que estuda as vertentes ambientais de forma integrada nas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, com vista a promover o desenvolvimento sustentável. Por muitas vezes estar integrada com a Engenharia Sanitária (algumas instituições denominam estas carreiras como uma só; outras, como cursos separados), é comumente encontrada trabalhando com limites de exploração dos recursos naturais, para projeto, construção, ampliação e operação de sistemas de água e esgoto. ”

Onde atua o engenheiro da área?



O engenheiro ambiental atua no diagnóstico, manejo, tratamento e controle de problemas ambientais urbanos e rurais. O que o diferencia dos demais profissionais que atuam na área ambiental é que, além de identificar e avaliar a dimensão do problema, ele consegue propor a solução, projetá-la, implantá-la e monitorá-la.
Esse bacharel é capacitado para elaborar estudos de impacto ambiental e para atuar nos processos de gestão ambiental e de certificação ambiental, a série ISO 14000 (certificação de qualidade ambiental concedida por um órgão internacional). Com essas habilidades, os especialistas dessa área encontram oportunidades de trabalho em centros de pesquisa, órgãos de gerenciamento e controle ambiental, organizações não governamentais, empresas de saneamento e de abastecimento de água, energia elétrica e vigilância sanitária, universidades e departamentos de controle da poluição de instituições privadas e públicas. Empresas de construção civil, empresas de consultoria e órgãos encarregados da definição de políticas públicas ambientais também são potenciais empregadores.

Na faculdade, qual é a base curricular? – É necessário dominar as exatas?
  

Não pode haver dúvida – o curso de Engenharia Ambiental é um ramo do curso de Engenharia. Assim, nos primeiros anos estuda as mesmas matérias que qualquer engenheiro precisa saber (cálculo, física, química, geometria, álgebra, computação, etc.). Seu trabalho será dar respostas tecnológicas aos problemas de ordem ambiental. A partir do terceiro ano, o aluno aprofunda o estudo de conteúdos profissionalizantes, que incluem o tratamento de resíduos, o cálculo de emissões na atmosfera, hidráulica ambiental e recursos hídricos e a avaliação de impactos ambientais, entre outros. Caso não tenha isto claro, você é um sério candidato a largar o curso logo no início.

Outros profissionais atuam na área de preservação do meio ambiente. O curso de Gestão Ambiental faz uma interface entre a Biologia, a Química e a Física com a área de Humanas. Geógrafos, biólogos, químicos, pedagogos e outros profissionais podem desenvolver atividades relacionais à proteção do meio ambiente.

O estágio é obrigatório?

Sim.


Quais funções um estagiário pode executar?



O estagiário pode atuar com gestão de resíduos, de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança e requisitos legais, auxiliar com análise de riscos e aspectos e impactos ambientais, realizar análises químicas de banhos da produção, acompanhar estação de tratamento de efluente.


Exigências para atuar na profissão:

- Ter diploma de graduação em Engenharia Ambiental.
- Estar registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea)

Salário - Piso Salarial

Para 6 horas diárias, o piso é de 6 salários mínimos (aproximadamente 4 mil reais)
Para 7 horas diárias, o piso é de 7,5 salários mínimos (aproximadamente 5 mil reais)
Para 8 horas diárias, o piso é de 9 salários mínimos (um pouco mais de 6 mil reais)

Observação: O salário mínimo profissional dos engenheiros é definido pela Lei 4.950-A/66. O engenheiro que trabalha 06 horas por dia deverá receber 06 salários mínimos, e aqueles que trabalham acima de 06 horas, deverão acrescentar, a cada hora, o percentual de 50%. (O piso apresentado aqui é calculado com base no salário mínimo de 678 reais)

Abertura de buraco para colocação de caixas d'água, que fazem parte do sistema biodigestor criado por parceria entre alunos de Eng. Ambiental da UFT e UNIVALE.
Abertura de buraco para colocação de caixas d’água, que fazem parte do sistema biodigestor criado por parceria entre alunos de Eng. Ambiental da UFT e UNIVALE.

Fique de olho!

As construtoras começaram a se preocupar com o meio ambiente e estão lançando projetos sustentáveis e buscam profissionais que possam dar suporte para esses projetos. Além da preocupação com a continuidade da existência, isso traz um resultado financeiro com a economia e também com a venda de um produto que se preocupa com o meio ambiente!

Fontes: Vunesp, Unesp, Guia Do Estudante, Guia de Carreiras do Portal G1, Nube, Rondonuft (imagem) e Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário