TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Imprimir esta páginaEnviar para um amigoPágina anterior

Oportunidades no setor de petróleo e gás

Ref. NE-01996


Fabio d'Ave é consultor de recrutamento da Robert Half, líder mundial em recrutamento especializado
 Para o primeiro semestre do proximo ano, novos investimentos e projetos de petróleo e gás chegarão ao Brasil. Plataformas de perfuração e exploração, embarcações e unidades de produção estão espalhadas por todo o litoral do país – isso significa uma grande demanda por profissionais qualificados. Normalmente muito bem-remunerados e disputados pelas empresas do setor, esses profissionais são provenientes da área náutica, com treinamento na Marinha Mercante, ou da área técnica, com formação em mecânica, mecatrônica, elétrica e instrumentação. Apesar de esta demanda por mão-de-obra sempre ter existido, 2010 já se configurou como um ano dos grandes investimentos e de grande volume de contratações.

Um bom exemplo do mundo de oportunidades que esse setor concentra é o de apenas uma empresa do setor, que anunciou recentemente a construção de 40 embarcações até 2020. Para tripular uma embarcação inteira, são necessários aproximadamente 100 profissionais. Ou seja, apenas para operar as embarcações de uma só empresa serão contratados 4 mil profissionais, fora a mão-de-obra para construir esses navios.

A tendência é de que a competição entre as empresas por mão-de-obra cresça ainda mais. Atualmente, já existe uma guerra por talentos entre as companhias para projetos no país e também na Coréia, China e Singapura – existem empresas nacionais atuando também nesses mercados e com projetos de montagem e comissionamento de plataformas, com boa remuneração. O resultado é que muitas empresas acabaram perdendo muitos profissionais para esses projetos.

Como o ciclo do petróleo envolve diversas etapas, há oportunidades tanto em fases de levantamento de potencial quando em perfuração e exploração. Cada um desses passos envolve diferentes empresas, com diferentes especialidades e fornecedores diversos. Esses profissionais têm perfis complementares, mas, em sua maioria, com formações parecidas – da área técnica ou de náutica, além de inglês fluente.

Como a disputa das empresas por profissionais está bastante ativa, algumas tentar reter seus profissionais com salários, benefícios e plano de carreira. Muitas companhias internacionais buscam profissionais fora do país, em suas matrizes, para suprir a demanda no Brasil. Outras empresas já se preocupam em formar esses profissionais desde cedo. Já há programas de trainee em muitas delas, não só na área de engenharia mas também na técnica, o que é considerado novidade nesse mercado. Como alternativa, também está sendo considerada a contratação de profissionais de outros segmentos que não o petróleo. Algumas empresas buscam profissionais dentro das indústrias química, petroquímica, automobilística e até mesmo bens de consumo – muitos deles possuem boa bagagem profissional, mas precisam desenvolver experiência na dinâmica e no dia-a-dia do off shore.

O mercado de petróleo e gás será um dos campeões de crescimento e contratações nos próximos anos. Muitos investimentos estão chegando e precisam de mão-de-obra qualificada nesse mercado. Para os profissionais, é preciso buscar uma boa formação e fluência no idioma inglês. Para as empresas, é importante considerar alternativas de formação e investimentos em plano de carreira, benefícios e remuneração. O mercado é promissor, mas ainda possui muitos desafios pela frente.

Fabio d'Ave especialista em recrutamento da Robert Half, líder mundial em recrutamento especializado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário