TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

domingo, 1 de abril de 2012

Guia Profissão - Automação Industrial na Indústria do Petróleo.







 A carreira técnica é muito valorizada na indústria do Petróleo, principalmente para trabalhar embarcado. Se você é um Técnico da área industrial, e tem inglês fluente, está deixando de ganhar dinheiro. Pois as multinacionais pagam muito bem para Técnicos com Inglês Fluente!  

Tenho recebido muitos e-mails, a respeito de quais são os melhores cursos técnicos para trabalhar offshore, qual paga melhor e etc. Dizem que o Técnico que pagam melhor é a Automação, porém isso é relativo, depende muitas vezes da empresa, da experiência do Profissional e etc. Não sei dizer ao certo qual seria melhor, isso depende muito do gosto e aptidão de cada um.

Pensando nisso, começarei a trazer para vocês uma série de artigos falando a respeito dos cursos técnicos mais demandados pelo setor de petróleo, e um pouco do que cada profissional faz. Desta forma, vocês terão mais conhecimento a respeito de cada profissão, podendo tomar uma escolha mais acertada, caso optem por ingressar na carreira técnica. 

O Primeiro dos cursos que irei falar, será o de Automação Industrial.  Para ter uma idéia, esse primeiro semestre no curso, é igual para quem faz Eletrotécnica, Eletrônica, Automação e Mecatrônica. E todas as pessoas que escolheram Automação, são as que já estão inseridas no setor, ou que trabalham embarcados ou trabalham em Estaleiro. Isso mostra que é um curso bem valorizado no setor.
 
Na plataforma, a Automação, juntamente com a Instrumentação, são 2 das áreas de conhecimento mais utilizadas numa plataforma. Como vocês poderão ver no artigo a seguir que saiu na Nicomex Notícias a respeito da automação, tudo ou praticamente tudo numa plataforma, é Automatizado. Principalmente se a mesma for de gerações mais modernas. 

Numa Plataforma você vê Automação desde os Equipamentos para Perfilagem e Perfuração de Poços, como em Plantas de Produção, onde tudo é controlado no famoso CCR ou em português, Sala de Controle. A Automação também é crucial numa área importantíssima numa plataforma: O Sistema de Fogo e Gás ou Fire & Gas System. Todo esse sistema é controle por Sensores, que são conectados a Painés, que por sua vez são ligados ao CCR, ou seja, Automação. 

Em resumo, Automação Industrial nada mais é do que a Automatização e Controle de Processos e Sistemas Industriais, lidando sempre com as seguintes variáveis: VAZÃO, TEMPERATURA, PRESSÃO, NÍVEL. Quem for trabalhar com Automação, sempre terá que lidar com essas variáveis. É importante destacar também que o profissional de Automação também tem que saber usar e trabalhar com CLP ou PLC (Inglês). Ele é o cérebro da Automação e Controle. Para mais informações sobre CLP.

O Técnico/ Engenheiro de Automação dentro da indústria do Petróleo é muito requisitado em Plataformas de Produção, ou seja, que tem Plantas de Produção e em Refinarias. Mas isso não quer dizer que outros tipos de plataformas ou setores não precisem. Em relação a salários, não sei exatamente, porém conversando com os supervisores dessa área na Plataforma onde estou disseram que para quem está começando, o salário-base está em torno de R$ 3000 , que adicionado ao adicional de embarque, pode chegar a R$ 6.000,00. Não sei dizer se é o salário praticado na maioria das empresas, e sim pela empresa  que está lá trabalhando no Projeto Peregrino.

Para mais informações sobre a área de Automação Industrial, segue abaixo um artigo publicado pela Nicomex Notícias sobre o tema muito interessante!


Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/exibe_conteudo.asp?cod_conteudo=8106&codigo_menu=64

Segundo os verbetes dos dicionários de português, a automação é o ato ou efeito de automatizar. Ou seja, o emprego da eletrônica nos processos de produção de fábricas e oficinas, de tal modo que dispensam a intervenção direta do homem. Dessa forma, surge o técnico em Automação Industrial, profissional essencial para o setor, que vem empregando cada vez mais máquinas equipamentos para desenvolver os seus processos de produção.

O técnico em Automação Industrial é o profissional que atua na elaboração de projetos, execução e instalação de sistemas aplicados a automação e controle, provendo infra-estrutura para sua implantação. “O profissional de automação não vai trabalhar como operador, e sim desenvolver os equipamentos para sua operação por outro profissional”, como explica o especialista de Automação em Serviços Tecnológicos, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, Paulo Renato Sandres. Para ingressar no curso o candidato deve estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio. A média da duração do curso é de dois anos no Senai.

Todos os estudantes formados pelo curso técnico de automação industrial, nível médio, têm de fazer o seu registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA. “O profissional deve fazer seu registro ao completar o curso para dar confiança de sua capacitação e também garantir a sua vaga no mercado de trabalho”, explicou Márcia Dórea, supervisora do SENAI.

O técnico analisa as especificações de componentes e equipamentos que compõem sistemas automatizados. E coordena equipes de trabalho e organiza o controle de qualidade de sistemas e dispositivos automáticos, respeitando normas técnicas e de saúde, meio ambiente e segurança. Atualmente essas funções são da automação que se confundiram por muito tempo com as funções do técnico de instrumentação. Tanto que o Ministério da Educação (MEC) reformulou os cursos de técnicos, conforme a explicação do técnico em Educação do Sistema Firjan, Wagner Luiz: “Todas as escolas técnicas do país foram obrigadas a se adaptar a cartilha do MEC no início desse ano, haviam cursos com nomes diferentes que tinham as mesmas disciplinas curriculares, todas as escolas técnicas foram obrigados a mudar a grade”.

Entretanto, o técnico da Firjan lembra que ainda tem turmas de instrumentação se formando, e esses profissionais continuam sendo absorvidos no mercado, eles continuam com o direito a tirar o CREA. “O profissional poderá continuar a exercer as suas atividades no mercado de trabalho. O profissional de instrumentação não atua somente na área de petróleo, mas também no chão de fábrica, por exemplo, indústria farmacêutica e metalurgia”.

Mercado de trabalho

O técnico em automação pode trabalhar na indústria fazendo manutenção e acompanhamento do sistema automatizado. Além de empresas que desenvolvem equipamentos automatizados para a indústria. Este profissional poderá atuar em empresas da cadeia produtiva do petróleo, indústria naval, fábricas de instrumentos, empresas de manutenção de equipamentos automatizados, empresas de projetos, instalações e montagens, empresas de energia e de alimentos e laboratórios de controle de qualidade e pesquisa.

A automação é uma atividade que abrange todo o segmento industrial, as empresas de médio e grande porte sempre têm um programa de automação, e as plataformas de petróleo são totalmente automatizadas. “As plataformas têm pessoal especializado para manutenção, melhoria dos sistemas. O aluno aprende a desenvolver programas e sistemas, desde sua concepção, desenho até o manuseio para a indústria em geral. Ele fará a integração de malhas para que se faça um controle automático dos equipamentos”, finalizou o especialista Sandres do Senai.
CONCLUSÃO

Meu objetivo com essa postagemfoi apresentá-los uma opção de curso que é bem interessante na indústria. Caso identifiquem-se com a área, é uma ótima escolha, e nunca esquecendo-se do inglês, pois toda Tecnologia de Automação é estrangeira, então nomes de equipamentos, manuais, maiores empresas empregadoras, são todas estrangeiras! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário