TURMA DO PETRÓLEO

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terça-feira, 24 de julho de 2012

Bateria tão potente quanto a gasolina
Jornal do Commercio - Ciência e Tecnologia 

Originalmente propostas em 1970 como possível fonte de energia para veículos elétricos, as baterias lítio-ar recapturaram o interesse da comunidade científica na última década devido aos avanços tecnológicos e às demandas sustentáveis. A característica mais importante delas é a densidade energética, que pode ser, teoricamente, mil vezes maior que a energia proveniente de baterias de íon-lítio, presentes em notebooks, celulares e tablets. Mas ainda há muitos desafios que dificultam a comercialização desse produto. Um deles é a vida útil, já que a bateria de lítio-ar não suporta vários procedimentos de recarga.
Um novo estudo realizado por pesquisadores da University of St. Andrews, do Reino Unido, porém, pode pôr fim a esse problema. Eles descobriram uma solução para diminuir a irreversibilidade observada no eletrodo de oxigênio. A bateria de lítio-ar utiliza o carbono no eletrodo positivo, que é o catalisador para a reação com o oxigênio. Segundo artigo publicado ontem no site da revista científica Science, um líquido iônico utilizado no eletrólito da bateria pode resolver o problema de instabilidade e ainda fazer com que a energia proveniente do dispositivo opere de forma rápida

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