TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Angola e EUA analisam cooperação em matéria de petróleo, energia e gás
08-08-2013 | Fonte: Angop
Os governos de Angola e dos Estados Unidos da América (EUA) analisaram hoje, em Luanda, a cooperação bilateral nos domínios dos petróleos, gás e energia, com incidência para a actividade industrial desenvolvida pelas empresas do sector de ambos os países.

Estas matérias foram abordadas durante um encontro entre o ministro dos Petróleos de Angola, Botelho de Vasconcelos, e o sub-secretário norte-americano para a Diplomacia Energética, Amos J. Hochstein, em que ficou combinada a realização de reuniões regulares entre as partes, a partir do próximo ano.

Em declarações à imprensa no final da audiência, o titular do sector petrolífero em Angola informou que, com o visitante, teve uma abordagem global relativamente à cooperação bilateral, assim como analisou a questão da energia em termos geral e o funcionamento do projecto Angola LNG (Gás Liquifeito) no Soyo.

“Nós já cooperamos há algum tempo. Como sabem, existem muitas empresas norte-americanas exploradoras de petróleo e prestadoras de serviço a operarem no país. Portanto, nós começamos por fazer uma abordagem no geral relativamente a esta cooperação. Também tivemos a analisar a questão da energia em termos geral” - disse.

Acrescentou que trocou igualmente ideias com o sub-secretário norte-americano relativamente à actividade desenvolvida pela empresa nacional (não especificou o nome) no pré-sal e sobre a possibilidade da licitação de blocos em on-shore no futuro.

“Eles (a delegação dos EUA), por sua vez, informaram-nos sobre o desenvolvimento do gás não convencional naquele país, o que tem provocado uma redução do preço do gás em si. Portanto, estas trocas de informações permitem-nos que possamos ter uma ideia sobre a evolução da actividade do petróleo e o gás a nível mundial” - referiu.

Indagado igualmente a propósito dos assuntos discutidos no referido encontro, sobre a mesma questão, o sub-secretário norte-americano para a Diplomacia Energética, Amos J. Hochstein, destacou as boas relações diplomáticas entre os dois países, sublinhando que o encontro serviu para avaliar outras áreas de cooperação de interesse comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário