TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Sebrae-SP e Petrobras/Replan lançam programa da cadeia de petróleo e gás para MPEs

divulgação

Parceria visa capacitar pequenos negócios para o fornecimento de produtos e serviços ao setor
da redação | 22-08-2013 08:41:30
Micro e pequenas empresas da região de Campinas serão inseridas no processo de desenvolvimento tecnológico da cadeia produtiva de petróleo, gás e energia e capacitadas para fornecer produtos e serviços para a Petrobras ou para empresas âncoras que atuam nos setor. A iniciativa é fruto do o Programa da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás, por meio de convênio firmado entre o Sebrae-SP e a Petrobras/Replan, lançado nesta quarta-feira em Paulínia. 
O lançamento do programa aconteceu durante a abertura do congresso Paulínia Petróleo & Gás 2013, evento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Centro das Industrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Regional Campinas, na presença de lideranças empresarias, entre elas o presidente da Fiesp, Paulo Skaf; o prefeito de Paulínia, Edson Moura Júnior; o diretor da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho; o diretor titular do Ciesp Campinas, José Nunes Filho); o sub-secretário de Petróleo e Gás do Estado de São Paulo, Ubirajara Sampaio; o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Campinas, José Carlos Cavalcante e o gerente geral da Refinaria de Paulínia (Replan) Cláudio Pimentel.

Na abertura do evento, o presidente da Fiesp destacou a importância do setor de petróleo e gás para o país, na geração de empregos. “Temos que trazer conhecimento, desenvolver, empregar e investir no Brasil. A estimativa de investimento de meio trilhão de dólares que podem ser feitos nos próximos anos, até 2020, nessa área de petróleo e gás, e pode gerar quase 4 milhões de empregos”, disse.

O convênio que beneficiará as pequenas empresas da região faz parte da parceria firmada entre a Petrobras e o Sebrae Nacional em 15 estados do país. Atualmente, no Estado de São Paulo foram assinados o projeto que abrangem a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e outro na Baixada Santista.

Dentro do convênio firmado, o projeto contempla ações e atividades para o desenvolvimento das MPEs que queiram fornecer para as grandes empresas da cadeia de Petróleo, Gás e Energia, e visa fomentar a inserção competitiva e sustentável de micro e pequenas empresas na cadeia produtiva da indústria de petróleo, gás e energia, um dos mais prósperos setores da economia brasileira.

O gerente Regional do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcante, falou sobre a importância do evento para trazer conhecimento sobre o setor às empresas da região e o convênio firmado com a Petrobras/Replan. “Esse projeto contribuirá muito no desenvolvimento da região de Campinas e do Estado. É um grande desafio e ao mesmo tempo uma grande conquista para a região e vamos trabalhar para que ele alcance os resultados esperados”, disse.

O gerente geral da Replan, Cláudio Pimentel, também destacou os desafios que o setor tem pela frente. Um dos nossos grandes desafios é a parte de gerenciamento de todo esse recurso, de material, de capital, de investimento para convergir para melhores resultados para a Petrobras como para a rede de fornecedores, alavancando a sustentabilidade do país. E é nessa ação estruturante que a Petrobras está trabalhando nesse convênio com o Sebrae, que é nosso parceiro para o desenvolvimento de fornecedores de bens e serviço”, afirmou.

Na primeira fase do projeto serão beneficiadas diretamente cerca de 80 MPEs localizadas nas cidades de Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Jaguariúna, Paulínia e Sumaré. O investimento será de R$ 2,212 milhões, com ações para a melhoria da competitividade das empresas, por meio da implementação do plano de ações que contempla um estudo e análise de oportunidades geradas com o refino e distribuição de petróleo, gás e derivados na Refinaria de Paulínia, identificando potenciais vocações locais e regionais para instalação e qualificação das empresas para o mercado da cadeia de petróleo, gás e energia.

Entre as atividades para preparar as micro e pequenas empresas para atuarem no mercado de petróleo e gás estão diagnósticos de gestão, capacitação de empresas, desenvolvimento de novas tecnologias, rodadas de negócios, participação em feiras e eventos, consultorias, entre outras.


Paulínia Petróleo & Gás 2013

Com uma expectativa de público em torno de 1.500 pessoas, o evento Paulínia Petróleo & Gás prossegue até amanhã no Theatro Municipal de Paulínia, com palestras, rodadas de negócios, Sala de Crédito - onde os participantes podem negociar com as agências de fomento e os bancos; além do atendimento do NAGI P&G – Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação na Cadeia de P&G – que realizará o cadastro das empresas interessadas em entrar no mercado.
Durante o evento os interessados em ingressar na cadeia de fornecedores terão orientação da Petrobras que realizará atendimento no local para esclarecimento de dúvidas. As micro e pequenas empresas terão uma mesa de atendimento do Programa NAGI P&G – Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação na Cadeia de P&G.
O Sebrae-SP mantém no local uma mesa de atendimento para a pré-inscrição de micro e pequenas empresas interessados em participar do programa da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás, além da presença do Sebrae Móvel – veículo adaptado para atendimento em espaços abertos - que permanecerá na frente do Theatro Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário