TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Graduação em Biologia atrai estudantes de diferentes perfis

Vestibulando visitou Fundação de Zoobotânica do RS para conhecer carreira de biológo

 
 
 
 
Graduação em Biologia atrai estudantes de diferentes perfis Bruno Alencastro/Agencia RBS
Luiz Eduardo visitou o laboratório onde Márcia trabalha, no Jardim Botânico Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS
 
A faculdade de Ciências Biológicas fascina muitos estudantes, mas gera alguns receios. Por ser um curso amplo — não à toa, se desmembrarmos a palavra biologia teremos o significado "estudo da vida"—, pode trazer muitas dúvidas. Junto com o vestibulando Luiz Eduardo da Silva Machado, que pretende seguir a carreira, o caderno Vestibular conversou com a bióloga Márcia Ferret Renner, pesquisadora da Fundação Zoobotânica do RS. Ao conhecer o universo de trabalho da pesquisadora, auxiliando-a com o manuseio de anfíbios, Luiz Eduardo esclareceu questões em relação ao curso e ao mercado de trabalho.

>>> VÍDEO: saiba mais sobre a vida de um biólogo dentro de um laboratório de pesquisa


>>> Conheça outras profissões na página do Por Dentro da Carreira

>>> Quer participar? Informe seus dados e a carreira que deseja conhecer

Confira os principais assuntos discutidos

Como é a faculdade de Ciências Biológicas?
A faculdade tem duração de quatro a cinco anos. Grande parte dos cursos é generalista e abrange todas áreas da biologia, como botânica, zoologia, genética, ecologia, entre outras. Eles preparam profissionais para atuar em diferentes campos, e por isso os cursos são bastante dinâmicos. Os alunos têm possibilidade de sair a campo, e também de fazer pesquisas dentro de laboratórios.

Qual o perfil do aluno de Biologia?
Para Marcia, é fundamental que os estudantes sejam curiosos e entusiasmados, pois a biologia é uma área ampla e complexa. É importante, também, que o aluno goste de estudar e ter contato com a natureza, pois, durante o curso, há saídas de campo e o contato direto com plantas e animais. Além disso, a pesquisadora destaca a importância de o estudante ter espírito de equipe, já que o curso atrai pessoas de diferentes perfis.

Como é a área de atuação da biologia?
A pesquisadora Márcia explica que a profissão de biólogo tem três grandes áreas: meio ambiente e biodiversidade, saúde e biotecnologia e produção. Essas áreas permitem que o profissional possa escolher atuar em diferentes campos. O bacharel em Ciências Biológicas pode trabalhar para empresas no monitoramento ambiental, em laboratórios, em cargos públicos e em hospitais, por exemplo. Além disso, se o estudante escolher a licenciatura, pode dar aula nos ensinos Médio e Fundamental.

Depoimento do vestibulando Luiz Eduardo da Silva Machado
Natural de Porto Alegre, o estudante prestará vestibular pela terceira vez. Aos 19 anos, e após mudar a opção de curso, Luiz Eduardo acredita que desta vez está fazendo a escolha certa.
Eu fiz meu primeiro vestibular logo ao sair do colégio. Não estava muito preparado e acabei não passando nas provas do curso de Jornalismo, que havia me inscrito. No ano passado, fiz curso pré-vestibular, mas, como é um período da vida de muita transição, eu não estava certo da minha escolha, e isso me atrapalhou muito. Este ano, tenho mais certeza das coisas. Sei que quero fazer Biologia porque é a área que mais me fascina, desde pequeno. A conversa com a Márcia me auxiliou bastante, pois eu tinha muito receio com relação à carreira de biólogo. Agora estou mais seguro de que poderei atuar em um campo de estudo de que gosto.
 
ZERO HORA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário