TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

terça-feira, 10 de setembro de 2013

GLOSSÁRIO DA ATIVIDADE DE PETRÓLEO
A
APP - Área do Petróleo Potiguar. Localizada na parte noroeste do território potiguar, compreendendo 15 (quinze) municípios produtores terrestres de petróleo e gás natural.
Árvore de natal - Conjunto de válvulas que controla a pressão e vazão de um poço.
Árvore de natal molhada - Conjunto de válvulas, colocado sobre o solo oceânico, que controla a pressão e vazão de um poço submarino.
Asfalto ou Betume - mistura de hidrocarbonetos obtida como resíduo de destilação do óleo bruto e usada principalmente na pavimentação de estradas.


B
Bbl/dia ou bpd - barris por dia.
Barril - unidade de volume equivalente a 158,98 litros.
Barril de óleo equivalente - Unidade utilizada para permitir comparar (converter), em equivalência térmica, um volume de gás natural com um volume de óleo.
Bacia Sedimentar - Depressão da crosta terrestre onde se acumulam rochas sedimentares que podem ser portadoras de petróleo ou gás, associados ou não.
Bloco: Parte de uma bacia sedimentar, formada por um prisma vertical de profundidade indeterminada, com superfície poligonal definida pelas coordenadas geográficas de seus vértices, onde são desenvolvidas atividades de exploração ou produção de petróleo e gás natural.


C
Cabotagem- navegação realizada próxima à costa, podendo utilizar acidentes geográficos, como cabos (daí seu nome), como pontos de referência.
Campo de gás - Área geográfica, na superfície, correspondente à projeção de reservatórios de gás.
Campo de óleo - Área geográfica, na superfície, correspondente à projeção de reservatórios de óleo.
Cavalo-de-pau - Unidade de bombeio utilizada em poços terrestres, assim designada por sua semelhança com um cavalo de pau.
City Gate - Estação de entrega e recebimento de gás natural ou estação de transferência de custódia de gás natural, composto de um conjunto de manifolds e sistema de medição. Destina gás natural de uma unidade de processamento para a concessionária estadual distribuidora de gás canalizado.
Completação - Conjunto de operações que possibilita a colocação de um poço de óleo ou gás em produção.
Concessionário - Empresa a que foi outorgada concessão de explorar e produzir petróleo e gás natural no Brasil.
Condensado- Hidrocarboneto leve que, nas condições de reservatório, se encontra no estado gasoso, tornando-se líquido à temperatura ambiente.
Crosta terrestre - Litosfera. Parte externa consolidada da Terra.


D
Derivados Básicos - Principais derivados de petróleo, referidos no art. 177 da Constituição Federal, a serem classificados pela Agência Nacional do Petróleo.
Derivados de Petróleo - Produtos decorrentes da transformação do petróleo
Descoberta Comercial - Descoberta de óleo e gás natural em condições que, a preços de mercado, tornem possível o retorno dos investimentos no desenvolvimento e na produção.
Desenvolvimento - Conjunto de operações e investimentos destinados a viabilizar as atividades de produção de um campo de petróleo ou gás.


E
Estação de bombeamento - Conjunto de equipamentos destinados a transmitir energia mecânica ao fluido (petróleo ou derivados) para permitir seu deslocamento ao longo dos dutos.
Estação Coletora - Conjunto de instalações que têm como objetivo efetuar o processamento primário do petróleo e da gás natural, compreendendo as funções de receber as linhas de surgência dos poços produtores de hidrocarbonetos, realizar testes, separar,
purificar, medir, tratar, armazenar, bombear e comprimir fluidos produzidos, bem como descartar efluentes.
Exploração- Conjunto de operações ou atividades destinadas a avaliar áreas, objetivando a descoberta e a identificação de jazidas de petróleo ou gás natural.

F
Fluido - Designação comum a líquidos e gases.
Fluxo bifásico - Fluxo simultâneo de dois fluidos em estados físicos diferentes. Por exemplo: petróleo (líquido) e gás natural
(gasoso).
Fóssil- Vestígio ou resto petrificado ou endurecido de seres vivos que habitaram a Terra antes do holoceno e que se conservaram sem perder as características essenciais.


G
Gás - Um derivado de petróleo é denominado gás quando, nas condições de pressão e temperatura da superfície, se apresenta em estado gasoso.
Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) - Mistura de hidrocarbonetos leves, gasosos, predominantemente propano e butano. São armazenados no estado líquido através da elevação da pressão ou da redução da temperatura.
Gás Natural (GN) - Mistura de hidrocarbonetos leves, gasosos (metano e etano, principalmente), obtida da extração de jazidas. Utilizado como combustível industrial, doméstico e automotivo.
Gasoduto - Conduto que permite o transporte de grandes quantidades de gás a grandes distâncias.
Gasolina- Mistura de hidrocarbonetos, que destila entre 30º C e 150º C. Constitui a parte mais volátil do petróleo bruto. Utilizada em motores de Ciclo Otto.
Gasolina natural (C5+) - Mistura de hidrocarbonetos leves, com algumas características da gasolina, obtidos a partir do gás natural.
Geofísica - Ciência que estuda os fenômenos físicos que afetam a Terra. Física terrestre.
Geologia - Ciência que estuda a origem, formação e sucessivas transformações do globo terrestre.
Georritmo do Cavalo-de-Pau - Evolução da produção de petróleo e gás natural dos campos (concessões) localizados nos municípios da Área do Petróleo Potiguar.
Grau de API - Escala hidromética idealizada pelo American Petroleum Institute, juntamente com a National Bureau of Standards e utilizada para medir a densidade relativa de líquidos.


H
Hidrocarboneto - Composto químico constituído apenas por átomos de carbono e hidrogênio.


I
Indústria do Petróleo - Conjunto de atividades econômicas relacionadas com a exploração, desenvolvimento, produção, refino, processamento, transporte, importação e exportação de petróleo, gás natural outros hidrocarbonetos fluidos e seus derivados.
Instalações de Embarque / Desembarque de Petróleo e Gás Natural - São consideradas, para efeito da distribuição dos royalties, as seguintes instalações: monoboias, quadro de boias, quadro de âncoras, píer de atracação, cais acostável, estação ou parque de armazenamento, estação coletora e ponto de coleta.


J
Jazida - Depósito natural de uma ou mais substâncias úteis. Reservatório já identificado e possível de ser posto em produção.
Jaqueta - Estrutura de suporte de uma plataforma fixa.


L
Lama de perfuração - Mistura de diversos componentes utilizada durante a perfuração de um poço de petróleo, com o objetivo de manter a pressão superior ao das formações atravessadas e evitar que as paredes do poço desmoronem.
Lâmina d'água - Distância entre a superfície da água e o fundo do mar.


M
Monobóia - Bóia onde se ancoram navios em alto-mar.
Monóxido de carbono - (CO) Gás incolor e inodoro, altamente tóxico. Produzido na queima incompleta de combustíveis.


N
Nafta- Fração de destilação do petróleo, constituída por hidrocarbonetos de baixo ponto de ebulição. Utilizada como matéria-prima na indústria petroquímica, fornecendo, através de craqueamento, uma grande variedade de produtos.
Navio-cisterna - Navio utilizado para armazenamento da produção de petróleo.
Navio-petroleiro - Navio destinado ao transporte de petróleo e derivados. Também chamado de navio tanque
Navio-sonda - Navio dotado de equipamentos que permitem a perfuração ou a completação de um poço submarino.


O
Óleo - Porção do petróleo existente na fase líquida nas condições originais de reservatório, que permanece líquida nas condições de pressão e temperatura de superfície.
Óleo combustível - Mistura de hidrocarbonetos utilizados em grande variedade de equipamentos industriais destinados à geração
de energia ou calor. É largamente usado nas indústrias para aquecimento de caldeiras, fornos, fornalhas.
Óleo diesel - Mistura de hidrocarbonetos que tem amplo emprego como combustível em motores a explosão (ciclo diesel), em caminhões, ônibus, tratores, equipamentos pesados para construção, navios, locomotivas, motores estacionários. É também usado como fonte de calor.
Oleoduto- Sistema constituído de tubulações e estações de bombeamento, destinado a conduzir petróleo ou seus derivados líquidos.


P
Parcela de 5% - Parcela dos royalties correspondente a 5% do valor da produção.
Parcela acima de 5% - Parcela dos royalties excedente a 5% do valor da produção.
Petróleo- Mistura constituída predominantemente de hidrocarbonetos, que ocorre na natureza nos estados sólido, líquido e gasoso.
Petróleo bruto - Petróleo no estado em que se apresenta na natureza, sem ter sofrido processamento.
Petróleo Brent - Mistura de tipos de petróleo produzidos no Mar do Norte, oriundos dos sistemas petrolíferos Brent e Niniam, com grau API de 39,4 e teor de enxofre de 0,34%.
Petroquímica - Indústria dos produtos químicos derivados do petróleo.
Plataforma auto-elevável - Plataforma marítima com três ou mais pernas de tamanho variável, que pode ser posicionada em locais de diferentes profundidades, apoiando as pernas no fundo do mar, elevando-se acima da superfície marítima.
Plataforma continental - Zona imersa que declina suavemente, a começar da praia até o talude continental.
Plataforma fixa - Plataforma montada sobre estrutura fixa (jaqueta), que se apóia no fundo do mar.
Plataforma semi-submersível – Plataforma marítima com flutuadores, sem apoio no solo submarino.
Poço surgente - Poço no qual o petróleo sobe à superfície espontaneamente, em função da pressão existente no reservatório.
Preço de Referência - Preço por unidade de volume, expresso em moeda nacional, para o petróleo, o gás natural ou o condensado produzido em cada campo, a ser determinado pela ANP, de acordo com o disposto nos arts. 70 e 80 do Decreto n0 2.705/98.
Produção - Conjunto de operações coordenadas de extração de petróleo ou gás natural de uma jazida e de preparo de sua movimentação, nos termos definidos no inciso XVI do art. 60 da Lei n0 9.478, de 1997, ou ainda, volume de petróleo ou gás natural extraído durante a produção, conforme se depreenda do texto, em cada caso.
Prospecção - Método ou técnica empregada para localizar e calcular o valor econômico de jazidas minerais.



Q
Quadro de bóias - Conjunto de bóias para amarração de um navio.
Querosene de aviação - (QAV) - Derivado de petróleo utilizado como combustível em turbinas de aviões a jato. Também conhecido como que rojato.


R
Refinação- Conjunto de processos destinados a transformar o petróleo bruto em produtos adaptados às necessidades dos consumidores.
Reserva - Volume de petróleo que ainda poderá ser obtido como resultado da produção de um reservatório. Recursos descobertos
de petróleo e gás natural comercialmente recuperáveis a partir de uma determinada área.
Reservatório - Rocha permeável e porosa onde está armazenado o petróleo.
Resíduo - Fração mais pesada que resta após a retirada das partes leves.
Rocha-reservatório - Rocha porosa com capacidade de armazenar líquidos e gases.
Royalties- Valor pago pelo direito de uso de um bem pertencente a outrem. Compensações financeiras a serem recolhidas pelos concessionários na etapa de produção de petróleo e gás natural, nos termos do art. 47 da Lei n0 9.478 de 1997.


S
Sísmica - Técnica de obtenção de informações geológicas através da captação de sinais sonoros refletidos nas camadas subterrâneas.
Sonda - Equipamento utilizado para realizar perfurações.


T
Talude continental - Parede de declividade acentuada, que mergulha da extremidade da plataforma para os abismos oceânicos.
Trapa - Anomalia na geometria de uma seqüência de rochas, que gera condições de acumulação de petróleo.
Tubulação - Equipamento utilizado para conduzir fluidos.


V
Vaporização - Passagem do estado líquido para o estado gasoso.
Volátil - Líquido que, nas condições ambientes, se torna gasoso.


Fontes do Glossário
ANP. Agência Nacional do Petróleo. Guia do Royalties do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: 2001, p. 150 a
CEPETRO. Centro de Pesquisa de Petróleo da Universidade de Campinas (Unicamp). A geologia do petróleo. Campinas/SP,
novembro de 2000. Disponível em: . Acesso em: 18 nov.2000.
PETROBRAS. Petróleo Brasileiro S/A. Conheça o Petróleo. Disponível em: . Acesso em 13 jan. 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário