TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

VICEL FORMA PARCERIAS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA EM NAVIOS E PLATAFORMAS

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) -
O grupo Vicel atua no segmento de tratamento de água e esgoto em plataformas e navios e está com um novo lançamento no setor. A empresa começou a fornecer um sistema de tratamento de águas cinzas para as embarcações e unidades de produção, com o objetivo de atender à demanda gerada por uma norma recente do Ibama, cujo objetivo é obrigar as empresas a tratarem os resíduos líquidos antes de serem lançados ao mar. A empresa, sediada em Rio das Ostras (RJ), representa fabricantes internacionais no Brasil, mas o diretor comercial, Helio Brasileiro, conta que já começaram a planejar o passo seguinte, com negociações em andamento para formar joint ventures locais. A primeira delas, com a Aqua-Chem, já saiu do papel, gerando a Aqua-Chem do Brasil.
 
Qual é a atuação do Grupo Vicel?
 
A Vicel é uma empresa brasileira de serviços técnicos de equipamentos para tratamento de água e esgoto de plataformas e navios. A empresa faz a instalação e manutenção dos equipamentos. Nós somos representantes da Severn Trent De Nora e a Aqua-Chem.
 
E como funciona a parceria com estas empresas?
 
Nós atuamos com equipamentos que são fabricados por nossas representantes. Fazemos a instalação e manutenção dos equipamentos, e estamos buscando fazer parcerias com as empresas fabricantes, por meio de joint ventures. Com a Aqua-Chem, essa operação já foi realizada, formando a Aqua-Chem do Brasil.
 
Qual é a estrutura atual da empresa?
 
A nossa unidade fica na Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras. É lá onde fica a nossa base de serviços. Também temos um escritório no Rio Janeiro, que atua na parte comercial da companhia.
 
Quais são os contratos mais importantes?
 
Temos contratos com diversas empresas. Uma delas é a Petrobrás, que conta com 52 equipamentos fornecidos por nós em operação e outros 59 aguardando instalação nos próximo anos. Também temos contratos com a Statoil e com empresas de perfuração.
 
E quais os equipamentos vocês fornecem?
 
Posso mencionar a unidade dessalinizadora por osmose reversa, que é fabricada pela Aqua-Chem. É uma tecnologia utilizada para geração de água potável em navios ou plataformas. A unidade capta a água do mar, que passa por um sistema de membranas que retém o sal e filtra a água. A Vicel também distribui o sistema Balpure. É uma tecnologia desenvolvida pela Severn Trent De Nora consagrada para tratamento da Água de Lastro.
 
Como funciona?
 
A água de lastro é aquela que os navios armazenam em tanques para manter o equilíbrio durante a navegação. Quando o navio está descarregado, enchem-se os tanques com a água do mar. O problema é que essa água tem vida marinha. Então, quando o navio realiza esse procedimento na China, por exemplo, e descarrega essa água no Brasil, essa água pode causar um impacto ecológico. Por causa disso, essa água precisa passar por tratamento antes de ser descartada.
 
Quais são as outras tecnologias fornecidas?
 
Nós lançamos o Sistema de Tratamento de Águas Cinzas para Navios e Plataformas (GWTS, em inglês). O sistema é projetado e fabricado pela própria VICEL com 90% de conteúdo local. A tecnologia já está sendo fornecida. Trata-se de um sistema complementar aos sistemas de tratamento de água negras – afluentes de vasos sanitários, chuveiros e pias. Existe uma norma técnica do IBAMA, a NT 01/11, que obriga que navios e plataformas tratem as águas cinzas antes de serem lançadas ao mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário